Vacinação contra a raiva continua em Ilhéus até o dia 9 de agosto

 

A campanha antirrábica animal continua em Ilhéus vacinando cães e gatos do município. A vacinação seguirá até o dia 9 de agosto e imunizará os animais com mais de três meses de vida. O atendimento para a vacina antirrábica está sendo realizado diariamente das 8 às 17 horas no CAE III, no antigo Sesp, localizado na avenida Canavieiras. A vacinação continua sendo realizada de forma continua também nas zonas rurais e distritos do município. No último sábado (28) a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) realizou o dia D, considerado ponto alto da campanha.

 

Neste dia de mobilização em todo o Estado, diversos postos de vacinação fixos e volantes foram espalhados pela cidade. Somente no “Dia D” foram vacinados 8.593 animais sendo 7.511 cães e 1.082 gatos. Desde o início da campanha antirrábica, no dia 9 de julho, já foram imunizados 18.125 animais, entre cães e gatos da zona rural e urbana. Segundo os dados fornecidos pelo CZZ, a meta da campanha para este ano é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.751 animais.

 

Segundo o coordenador do CZZ, Aloísio Correia, os donos de animais devem estar conscientes que a importância da vacinação antirrábica não é só para a saúde dos cães e gatos, mas também para saúde do próprio homem. “Precisamos de uma maior mobilização social em torno desta causa para que nós possamos atingir a meta e manter o município livre desta doença”, recomenda o coordenador.

 

Até o final da campanha também estará sendo oferecido o serviço de vacinação domiciliar. Esse atendimento é destinado exclusivamente aos proprietários de animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda a pessoas que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa. Para dúvidas ou maiores informações sobre este serviço ou sobre a campanha de vacinação, a população poderá entrar em contato com o CZZ através do telefone 3634-4434.

Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve, imediatamente, procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos.